Existem tantos momentos em que não nos sentimos capazes. Você provavelmente em algum momento pensou que não era a pessoa certa para uma certa atividade, sentiu que talvez você não fosse conseguir desempenhar aquela função, ou até mesmo sabe que talvez aquele outro alguém faria melhor. Não é mesmo?
Somos tomados por esses sentimentos que provocam em nós angústia, medo, ansiedade… e outros mais. A apreensão é tanta que é quase como se houvesse um vazio. É um sentimento de falta.
Lá no início, na criação do mundo, Deus nos fez seres completos. Não havia nada que não pudéssemos desempenhar. Mas o pecado nos esvaziou. Tudo o que antes saberíamos fazer, agora precisaríamos aprender.
Vemos na bíblia tantos exemplos redentores dessas frustrações humanas. Davi era só um pastor, mas precisava ser rei, será que ele era capaz? Moisés era gago, mas precisava convencer Faraó, será que ele era capaz? Noé era idoso, mas precisava construir algo para salvar o ser humano, será que ele era capaz?
Temos esses e muitos mais exemplos na bíblia. Mas, às vezes, nosso eu racional só vê essas histórias como histórias. Esquecemos do deus que fez essas coisas, achamos que Deus deve ter coisas melhores para cuidar do que a minha incapacidade de fazer um bolo, por exemplo. Às vezes, essas histórias são distantes… aconteceram com outros, provavelmente não acontecerá comigo.
Mas, Ele me chamou atenção a um fato olhando para a história de Abraão.
Abraão foi chamado para fora da tenda e Deus lhe mostrou as estrelas e as areias do mar, lhe prometeu uma nação tão numerosa quanto aquilo que ele podia ver. A promessa foi pra Abraão, mas ele era homem, ele não podia gerar aquela promessa. A responsabilidade de fazer acontecer era de Sara. Deus deveria ter se confundido quando escolheu Sara para ser esposa de Abraão, certo? Sarai era estéril, não tinha filhos. GN 11.30
Imagina como Sara se sentiu? Ela sabia da sua incapacidade. Como ele seria pai de multidões se sua esposa era estéril? Sara pensou que outra pessoa poderia fazer melhor, por isso, entregou Abraão a Hagar. Um filho foi gerado, a promessa poderia se cumprir. Mas, não! A geração de dele deveria vir Dela! Muito bem, Deus então promete a Sara um filho e a sua incapacidade de gerar foi restaurada. Sim, Deus fez um milagre. Era isso que ele tinha em mente desde o princípio, como todas as outras histórias. Mas então algo me surpreendeu…
Isaque então recebe a mesma promessa que seu pai. Uma esposa é escolhida, Rebeca. Ela não era do mesmo lugar que Isaque. Deus direcionou o servo de Abraão a um lugar distante pra trazer especificamente Rebeca. Pensando eu, então, ela deveria ser capaz de dar continuidade a linhagem de Isaque, mas não. Isaque orou ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril GN 25.21
Rebeca também era incapaz de gerar. Sua esterilidade não era uma maldição hereditária. Ela era uma estranha, uma desconhecida, que foi escolhida apesar de ser incapaz. A geração de Isaque não prosseguiu porque eles eram capazes de gerar, mas por sua incapacidade. Rebeca então gera dois filhos Esaú e Jacó. A promessa se mantinha de pé.
Jacó quando roubou a benção de Esaú, ganhou a benção de seu avô, seria através dele que a geração de Abraão deveria continuar. Então Jacó sai a procura de sua esposa e encontra as filhas de Labão. E por quem ele se apaixona? Por Raquel. Lia sua irmã era capaz de gerar e gerou. Mas, a promessa só seria cumprida através da vida de Raquel, que era estéril. Vendo o Senhor que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril. GN 29.31
O resto da história você já sabe. Essa semelhança entre as mulheres me impactou de uma forma extraordinária. Não parece estranho que Deus fale de gerações com mulheres estéreis?
A promessa era de filhos tão numerosos quanto as estrelas do céu e as areias do mar. Os homens que receberam as promessas não podiam gerar. A chave estava em suas esposas. As esposas foram escolhidas, eram somente as escolhidas que deveriam gerar. Não importa que outra mulher pudesse gerar, deveria ser através da vida de Sara, Rebeca e Raquel que a promessa seria cumprida. Elas eram incapazes de fazer o mais básico do que uma mulher naquela época era capaz. A promessa estava nelas, mas precisou ser ativado através de Deus. O milagre, possibilitou a cura completa e o cumprimento da promessa.
Se através dessas mulheres e das suas incapacidades Deus cumpriu a promessa e ainda mais, fez delas a linhagem de seu Filho Jesus, aquele que trouxe redenção para o seu humano. Aquele que restaurou nossas habilidades originais, aquele que preencheu aquele vazio deixado pelo pecado. O que você acha que Deus pode fazer com a sua incapacidade?
Aplicação
Quais são as coisas em que você não tem sentido capacidade para desempenhar?
Quais sentimentos essa incapacidade tem gerado em você?
Liste o porquê você tem se sentido incapaz, o que te falta?
Oração
Ore para que Deus te capacite de acordo com a vontade dele. Ore para que você tenha um coração ensinável, para entender qual é o milagre que Deus quer fazer em você e através de você. Lembre-se da sua promessa e ore para que Deus te ajude a passar pelo processo.
Sinceramente Je
Comments