top of page
Foto do escritorJe Fachini

Você não está sozinho!



Hoje gostaria de compartilhar um devocional com você. Espero que Deus possa falar com você.


Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Salmos 23.4

Todos nós passamos por vales ao longo de nossa vida. Vales emocionais, espirituais, em relacionamentos, financeiros e tantos outros.


Você sabe o que é um vale? Ele é considerado como um “acidente geográfico”, ele não deveria existir. Uma montanha, depois de anos de chuvas, ventos e outras atividades atmosféricas ferem a terra de tal forma que ela começa a criar uma depressão no solo. Até que essa área fique em um nível abaixo das montanhas e colinas.


Dores, abusos contra nós, dificuldades, pecados não confessados, negligencias espirituais, legalidades, mágoas, entre tantas outras coisas, nos machucam tanto que nos levam a esses vales. Esses vales geralmente são marcados pelas trevas e morte; e o inimigo está empenhado em nos manter ali.


No vale não podemos ver o horizonte, há montanhas por todos os lados. O vale é aparentemente um local sem saída e o único jeito é escalando essas montanhas. Porém quando estamos em uma situação como essa, geralmente, somos dominados pelo medo e esse temor tem a capacidade de nos cegar. No vale, não conseguimos encontrar solução para os nossos problemas, todas as montanhas que nós precisamos escalar são altas e grandes demais.


Davi quando escreveu esse salmo tinha acabado de enfrentar Golias. Ele estava em um vale e Golias era sua montanha, mas com seu coração voltado para Deus, ele conseguiu. Logo à sua frente havia outra montanha: Saul tomado de inveja. Em Salmos 5, podemos ver como ele se sentia em relação à isso. Não consigo imaginar o que Davi estava vivendo. A angústia, o medo, a morte possivelmente batendo à sua porta. Mas em ambas as situações tinha certeza de uma coisa: ele não deveria temer.


Davi era pastor e sabia exatamente o que um pastor faz por sua ovelha. A vara e o cajado são instrumentos usados pelo pastor. A vara protege as ovelhas dos predadores. Ela é o símbolo de proteção, poder e autoridade de Deus.


É interessante perceber a ordem em que as palavras se apresentam no versículo 23. Deus está, antes de tudo, nos protegendo, não importa o vale pelo qual nós estamos enfrentando. Ele tem nos mantido afastado tudo aquilo que pode nos machucar. Ele corre ao nosso encontro e nos acompanha pelo vale. Note que o versículo não nos diz que não passaremos por vales, mas “ainda que” eu passe pelo vale, Deus está comigo.


Então, vem o cajado que conduz a ovelha para o caminho certo. Quando o pastor usa o cajado, ele o faz com paciência, não há violência, pois, é um instrumento de ensino.

Não importa o que fizemos para nos colocar nessa situação de perigo. Deus deixa todas as ovelhas para trás e vem nos salvar. Ele vai usar esse vale para nos ensinar o caminho. Pode ser um processo doloroso, demorado muitas vezes, mas o que não podemos perder de vista é que ELE ESTÁ CONOSCO.


Aplicação

Quais são os vales que eu tenho passado?

Em um cenário perfeito o que me tiraria desse vale?

Quais atitudes eu preciso tomar hoje para que isso aconteça?

O que não depende de mim para que eu saia dessa situação?


Oração

Ore para que Deus te dê força para enfrentar os vales e que ele te capacite com coragem para fazer o que depende de você. Seja humilde e confesse suas dores, pecados e atitudes que te levaram até ali. Entregue a ele o que não depende de você e permita que ele te mostre o caminho.


Sinceramente Je

33 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O poder da incapacidade

Existem tantos momentos em que não nos sentimos capazes. Você provavelmente em algum momento pensou que não era a pessoa certa para uma...

Comments


bottom of page