Superando o perfeccionismo para recomeçar
Oi pessoal, tudo bem?
Estou extremamente animada em anunciar a volta do blog. Sei que muitos nem leem blogs mais, mas eu quero escrever mesmo assim. Principalmente porque eu me expresso muito melhor através de palavras. De qualquer forma, fique muito tranquilo, pois, muito mais está por vir.
Quero compartilhar um pouquinho do que tem acontecido comigo. Até dois dias atrás eu não tinha a mínima noção do porquê eu estava fazendo isso. Já tive tantos blogs, já comecei e nunca terminei tantas coisas, e achei que essa “nova tentativa” poderia ser mais uma fracassada.
Eu sempre gostei de escrever, me encontrei quando comecei a falar sobre livros. Os livros entraram na minha vida de uma forma diferente da grande maioria. Eu fui uma leitora tardia, nunca gostei muito de ler e na escola sempre procurava os resumos antes das provas, assim, passei toda a minha vida escolar sem ler nenhum livro que a professora houvesse recomendado.
Meu encontro com a literatura veio alguns anos depois, durante uma fase difícil. Os livros me trouxeram o conforto que eu precisava para aquele momento. Eu estava sozinha, sem alegria, sem sonhos, sem nenhum tipo de motivação, sem nenhuma esperança para o meu futuro.
Quando pequena sempre fui muito ativa e criativa, mas a minha adolescência foi marcada pela inércia, pela falta de esperança e pela tristeza. Durante muito tempo eu me perdi em mim mesma, nos meus medos e inseguranças. Tentei viver um dia de cada vez e esperei que algo em algum momento acontecesse, que de alguma forma tudo aquilo melhorasse.
Talvez esse processo tenha demorado muito mais tempo do que o necessário, mas foram mais ou menos sete ou oito anos esperando. Esperando que a minha vida “começasse” e meus sentimentos ruins fossem embora.
Hoje, alguns anos depois eu posso garantir que o que eu passei, de alguma forma, me prepararam para o que eu ainda vou viver. Acredito que isso aconteça com todo mundo, as dificuldades nos moldam para o que vamos viver no futuro.
O plano para o blog começou há alguns meses atrás, mas como disse antes, até a pouco eu não tinha a mínima noção do porquê eu estava fazendo. Eu queria fazer, mas o motivo não estava claro.
Como eu descobri? Dei o primeiro passo, antes mesmo de algo acontecer. Senti que era o que eu precisava fazer e comecei. Posso dizer que foi um grande passo de fé para mim, pois eu estava bem desanimada e sem vontade de usar as minhas palavras, sem vontade escrever para os outros.
Descobri que na grande parte do tempo não sabemos o que vai acontecer e por querer controlar tudo nós deixamos de agir. Eu dei um passo em direção ao meu GRANDE SONHO. Muito antes de entender, eu decidi sair da zona de conforto e entrar em ação.
Todos nós temos um grande sonho, algo que bate em nosso coração, algo que nós gostaríamos de fazer ou ser. Sei que muitas vezes colocamos empecilhos. Às vezes é dinheiro, às vezes são outras pessoas. Mas quase nunca percebemos que: o fato de não estarmos vivendo o nosso sonho, a nossa vida “perfeita” é totalmente responsabilidade nossa.
Por muito tempo eu culpei os outros, minha situação e um monte de outras coisas, acabei vivendo na posição de vítima. “Se não está perfeito, não quero nem fazer” – pensava comigo mesma. Mas aprendi que a perfeição, ou o famoso perfeccionismo, não me cabe. Eu entendi que eu não sou perfeita e nunca vou ser. Estabelecer esse padrão é perverso.
Meu amadurecimento de alguma forma me permitiu ver um pouco melhor a “big picture” e hoje eu consigo entender que eu quero viver o meu sonho, quero ser e fazer aquilo para qual eu nasci.
Eu não sabia quem eu era, não sabia que havia um grande problema na forma como eu me via, eu não entendia como os outros me viam e muito menos não sabia como Deus me enxergava. Perdi meu senso de identidade, minha criatividade e minha alegria. Escondi-me atrás dos livros e passei viver a fantasia para esquecer da realidade. Talvez por isso meus blogs não duraram e minha energia logo ia embora.
Descobrir quem realmente você é; não se comparar aos outros; saber que só você é você; que não há ninguém no mundo como você ou com um sonho parecido com seu, é muito libertador.
Por isso vou compartilhar com vocês o meu sonho...
Quero impactar positivamente as pessoas, conhecidas ou não. Quero ser uma agente de mudança. Mas só poderei fazer isso se compartilhar a minha história. A melhor forma de influenciar positivamente é compartilhar o que eu aprendi.
Acredito que todos nós fomos criados para criar, somente o ser humano tem a capacidade de criar algo do zero, reinventar, transformar. Somente o ser humano tem essa habilidade incrível, essa capacidade de mudar qualquer coisa o seu redor. Muitos esquecem que tem essa habilidade, muitos nem sabem que tem e outros apenas desistiram. A grande maioria não entende e acha que podem viver sem criar, apenas repetindo os processos dos outros.
Somente aquele que tem plena consciência de quem é, pode criar. Como é possível ter uma vida alegre e feliz, viver uma vida sem saber quem você é e qual é a sua capacidade criativa?
Por isso a partir de hoje eu me comprometo a viver o melhor de mim, a usar todo meu potencial para ajudar outras pessoas e a mim mesmo a viver aquilo que Deus planejou.
O primeiro passo para isto é este blog. Por isso convido você a voltar sempre que quiser. Aqui que vou compartilhar um pouco das coisas que aprendi, um pouco das coisas que estou aprendendo, um pouco dos meus sonhos. Gostaria que você se sentisse livre para fazer o mesmo. Neste espaço vamos buscar descobrir quem nós somos, o que podemos criar, e como sermos felizes e alegres com a vida que escolhermos viver.
Quero compartilhar essa jornada comigo?
Sinceramente Je
Comments